n w    w w w w

baner
Encontra-se aqui:   Início Serviços Climatização Ar Condicionado
large small default

Ar Condicionado

O ar condicionado tem a facilidade de poder controlar a temperatura tanto para aquecimento como arrefecimento do ar, de modo a que as pessoas se sintam confortáveis no ambiente em que se inserem. Está comprovado que as pessoas em ambientes adequados e confortáveis se sentem melhor, mais activas e com maior nível de produtividade quer na habitação, escritório, unidade industrial, …

Privilegiamos as marcas SAMSUNG, DAIKIN e MITSUBISHI ELECTRIC porque apresentam um design moderno e actual, consideramos que produzem ar fresco e saudável, desumidificam o ar, impedem a formação de bolores e não produzem muito ruído. Os modelos inverter, embora mais caros do que os convencionais, são mais eficientes e poupados.

O princípio de funcionamento dos sistemas de ar condicionado resume-se sempre ao mesmo:

  • absorver a energia dum lugar e libertá-la noutro.

Este processo requer uma unidade interior, uma unidade exterior e tubos de cobre a ligar as duas unidades. Através destes tubos, o refrigerante circula de uma unidade para a outra. É o refrigerante que absorve a energia de uma unidade e a liberta na outra.

Modo de arrefecimento

1 - Unidade interior
Uma ventoinha faz circular o ar quente do interior por um permutador de calor, através do qual flúi o refrigerante.
Este refrigerante absorve o calor do ar e, uma vez arrefecido, o ar é expelido para a sala.

2 - Tubos de cobre
O refrigerante circula através das unidades e dos tubos e leva o calor da unidade interior para a unidade exterior.

3 - Unidade exterior
Através da compressão, o gás refrigerante é aquecido e o seu ponto de ebulição aumenta. Na unidade exterior, o calor que foi obtido pela compressão é libertado para o ar exterior através duma ventoinha, que o liberta após ter passado pelo permutador de calor.

4 - Refrigerante
O refrigerante líquido circula outra vez para a unidade interior.

5 - Unidade interior
De regresso à unidade interior, o refrigerante é descomprimido, podendo assim voltar a extrair o calor do ar no interior da casa.

Bomba de calor

Uma bomba de calor é um sistema de ar condicionado que pode ser usado tanto para aquecimento como para arrefecimento. Baseia-se no princípio de poder reverter o processo de transporte do calor de um lugar para outro.
As bombas de calor são mais eficientes do que os outros sistemas, por uma razão muito simples: em vez de queimarem um combustível, o que fazem é "mover o calor". Por esta razão, as bombas de calor são cinco vezes mais eficientes do que os outros aquecedores.
Uma bomba de calor permite ainda que o ciclo do refrigerante seja invertido. A bomba de calor extrai energia do exterior e transfere o calor para o interior. Este princípio continua a funcionar mesmo com temperaturas de -5ºC, -10ºC ou -15ºC, dependendo do tipo de sistema de bomba de calor utilizado.
As unidades com bombas de calor eliminam a necessidade de ter um aquecedor e permitem-lhe arrefecer e aquecer as divisões com a mesma unidade, poupando custos e energia ao longo do ano.

Arrefecimento Aquecimento

De modo a garantir o bom funcionamento e aproveitamento dos equipamentos de ar condicionado instalados, deve-se fazer a manutenção dos mesmos. Deste modo, a Simoclima, Lda tem ao dispor dos seus clientes um serviço de assistência técnica (ver aqui) de modo a rentabilizar o investimento, tirando o maior partido dele.